Cidadania?… Numa penada, é a participação ativa e responsável na vida em sociedade/comunidade… por outras palavras, participação na democracia.

Profissionalidade?… Capacidade de um profissional estar empregado mas, mais do que isso, capacidade do profissional ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho no atual contexto sócio-económico, o que lhe exige autonomia, flexibilidade, espírito de iniciativa e formação ao longo da vida; exige ainda competências, de leitura de diversos  tipos de linguagem, de comunicação, de relacionamento interpessoal, de liderança, de TIC (tecnologias de informação e comunicação).

O Blog Cid+ foi concebido e é dinamizado por João Raimundo, ex-formador de Cidadania e Profissionalidade no Centro Qualifica da ES de Cacilhas-Tejo. Pretende constituir um apoio,  nesta área de competências-chave para os Formandos  que se encontram em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – Nível Secundário. Portanto, funciona em complemento das sessões presenciais de reconhecimento de competências.

Pretende também constituir um espaço colaborativo, com a participação ativa da comunidade composta por Formandos, Formadores, Técnicos de ORVC e todos quantos se interessam pela promoção da Cidadania ativa e consciente e estão de algum modo relacionados com a Educação e Formação de Adultos.

A utilidade e o interesse de Cid+, dependem de todos os “nós” desta rede, da sua participação ativa, através da partilha de ideias, propostas, dúvidas, reflexões…

Sinta-se parte integrante !

Exerça a Cidadania Ativa !

Colabore para que esta comunidade seja o espelho de uma rede real, embora num ambiente virtual !


notaNo índice (menu à direita) encontram-se páginas com informação de base sobre a forma de integrar as competências de CP na autobiografia e sobre os Domínios de Referência dos oito Núcleos Geradores que constituem o Referencial de Competências -Chave de Cidadania e Profissionalidade.